Cada atividade vai ajudar a criança, de forma independente, desenvolver as inteligências. Pesquisas realizadas no campo do desenvolvimento da mente comprovaram que a criança, desde muito pequena, traz consigo um aprendizado próprio, resultante de suas
experiências pessoais.
Cada criança tem um ritmo de aprendizagem diferente e, por isso, é importante diversificar as atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo. Crianças são inteligentes de formas diferentes e cabe aos pais,educadores e todos que convivem com elas estimularem o desenvolvimento dessas potencialidades.
Howard Gardner, um professor americano, criou uma teoria que chamou de Teoria das Inteligências Múltiplas, abordando uma nova visão da cognição humana. Para ele, os testes de QI (coeficiente intelectual) não eram suficientes para explicar a variedade das habilidades humanas. Ele identificou oito tipos de inteligência, que resumimos a seguir:
INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA: expressa a habilidade de pensar com palavras e de usar a linguagem para expressar e avaliar significados.
INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA: expressa na facilidade em calcular, quantificar, considerar proposições e hipóteses e realizar operações matemáticas complexas.
INTELIGÊNCIA ESPACIAL: expressa a capacidade de pensar em formas tridimensionais.
INTELIGÊNCIA CINESTÉSICO-CORPORAL: expressa a habilidade de manipular objetos e sintonizar habilidades físicas.
INTELIGÊNCIA MUSICAL: expressa a habilidade e sensibilidade para a entoação, melodia, ritmo e tom.
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL: expressa a habilidade de compreender as outras pessoas e interagir efetivamente com elas.
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL: expressa a habilidade de construir uma compreensão acurada de si mesmo, usando este conhecimento
no planejamento e direcionamento de sua vida.
INTELIGÊNCIA NATURALISTA: expressa a habilidade de observar padrões na natureza, identificando e classificando objetos e compreendendo
os sistemas naturais e aqueles criados pelo homem.
Gardner sempre deixa claro que não se deve limitar a inteligência simplesmente a estas que ele identificou, mas acredita que elas demonstram um quadro bem mais próximo das capacidades humanas. O mais relevante desta teoria é que ela não privilegia nenhuma inteligência.
Cada criança tem interesses diversos e se desenvolve de forma diferente.
Com as atividades de UOL PRIMEIROS PASSOS, seu filho vai desenvolver as inteligências de forma independente, no ritmo mais adequado
a suas necessidades.